top of page
Foto do escritorPastoralCarcerariaCE

Assembleia Nacional da Pastoral Carcerária debate rumos da entidade




Por Pastoral Carcerária Nacional, em 29 nov 2021.


Foi realizado no último fim de semana de novembro a Assembleia Nacional da Pastoral Carcerária, em Brasília (DF).

O evento contou com a presença de 32 pessoas; além da coordenação nacional e seus assessores, representantes de 23 Estados marcaram presença, assim como o Bispo Referencial da Pastoral Carcerária Nacional, Dom Henrique Aparecido de Lima, e Dom Philip Eduard Roger Dickmans, Bispo Referencial das Pastorais Sociais da CNBB Regional Norte 3.


A assembleia também contou com a assessoria do Irmão Silvio da Silva, secretário executivo da CNBB Oeste 1, que facilitou o diálogo entre os participantes.


Foram debatidos diversos temas relacionados à organização interna da PCr, como temas que dizem respeito ao cárcere no geral. Foram feitas alterações no regimento interno da Pastoral Carcerária Nacional, que regulamenta a organização da entidade como o todo.


Os membros da coordenação nacional trouxeram temas importantes para o debate na Assembleia: o Padre Almir Ramos, vice coordenador da PCr Nacional, falou sobre a questão da saúde dos/as agentes da Pastoral Carcerária e da saúde no cárcere como uma prioridade da Pastoral Carcerária Nacional, diante das inúmeras enfermidades que habitam estruturalmente as unidades prisionais do país e da pandemia do coronavírus, que assolou o cárcere e a sociedade.




A situação da mulher encarcerada é historicamente uma prioridade da Pastoral Carcerária, por isso as especificidades da violência sofrida por elas, com a facilitação de Rosilda Ribeiro, coordenadora da PCr para a questão da mulher encarcerada, foi um ponto importante de discussão.


Também houve momentos de mística, celebração e confraternização, como uma procissão de homenagem ao ao Patrono São José, seguindo a declaração do Papa Francisco, e à Nossa Senhora Aparecida.


No último dia, a CNBB se fez presente para agradecer e animar o trabalho da Pastoral Carcerária Nacional, na presença do assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, Frei Olavio Dotto.


A Irmã Petra Silvia Pfaller, coordenadora nacional da PCr, encerrou a assembleia, agradecendo a todos os presentes pela participação e partilhas, e pela colaboração da equipe nacional. Desejou um bom retorno a todos e, com a benção de D. Henrique, os agentes retornaram para seus estados, com a esperança renovada na missão por um mundo sem cárceres.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page