• PastoralCarcerariaCE

O POVO: Ainda há presos no Ceará sem vacinação da Covid-19


Foto: Sweetlouise / Pixabay

No Sistema Penitenciário do Ceará, há presos que não têm registro de nascimento e CPF e não receberam a vacina contra a Covid

Por Eliomar de Lima*, em 25 agosto 2021.

Para ler o original, clique aqui.


Quatro mil presos, pelo menos, do Sistema Penitenciário do Ceará ainda não foram vacinados contra a Covid-19. A pandemia mostrou que a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) parece não estar tão preocupada assim com a situação de cidadania dos detentos. Desses 4 mil, milhares não têm nem certidão de nascimento e 700 não possuem CPF. Sem essa documentação, não há cadastro e o Governo do Estado não promove a imunização, o que leva riscos para dentro e fora dos presídios superlotados.


O deputado estadual Renato Roseno (Psol) já encaminhou ofício à Receita Federal para que priorize a emissão de CPF para os presos. Bom lembrar: o quadro da pandemia, com suas variantes ameaçando uma terceira onda, permanece. Todo cuidado é pouco.


Vacina urgente


O Comitê do Tribunal de Justiça do Estado, que atua no enfrentamento à pandemia da Covid-19, tem trabalhado muito para regularizar a situação dos presos. Mas há uma certa lentidão na emissão das certidões de nascimentos.


Vacina urgente 2


Muitos presos não sabem nem onde foi emitida a primeira certidão, que acabou perdida, o que exige, por parte da Justiça, uma solução urgente para fazer essa população "existir perante a lei". Isso até explica porque um preso passa anos além da pena num presídio.


* É Jornalista, radialista e blogueiro pelo O POVO.

Twitter @blogdoeliomar

blogdoeliomar.com.br

42 visualizações0 comentário