top of page
  • Foto do escritorPastoralCarcerariaCE

O POVO: Motim é registrado em presídio de Itaitinga e sete presos ficam feridos


SAP-CE, acusada documentalmente várias vezes por tratamentos desumanos, é dirigida pelo Secretário Mauro Albuquerque (destaque na foto), reconduzido ao cargo pelo governador eleito Elmano de Freitas. (Foto: SAP-CE)
Conforme a SAP, presos arremessaram objetos contra os policiais penais, que usaram balas de borracha e bombas de efeito moral para contê-los

Por Lucas Barbosa, em 01 fev 2023.


Um motim foi registrado na noite dessa terça-feira, 31, na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (antiga CPPL II), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Sete presos ficaram feridos.


Conforme a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), internos das alas B e C arremessaram garrafas cheias de água, entre outros, objetos em direção aos policiais penais acionados para contê-los.


O Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) foi acionado e também foi alvo de agressões físicas e verbais, prosseguiu a SAP.


"Nesse instante, o GAP, composição tática de policiais penais do sistema prisional do Ceará, agiu com uso diferenciado da força através de equipamentos não letais de elastômetro ("balas de borracha" e bombas de efeito moral", diz a nota.


O GAP conseguiu controlar o motim “de forma rápida” e os presos envolvidos foram autuados em uma delegacia de Polícia. "Todos responderão administrativamente e criminalmente pelos atos", informou a SAP.


59 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page