top of page
  • Foto do escritorPastoralCarcerariaCE

Pastoral Carcerária participa de manifestação em frente à SAP com familiares de presos


Na manhã desta quinta-feira (22) a Pastoral Carcerária do Ceará participa junto com outras organizações da sociedade civil de uma manifestação em frente à sede da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Objetivo é garantir as mudanças acordadas em reunião do dia 19 de agosto.


Confira a convocação realizada pela Agenda Nacional pelo Desencarceramento pelo Instagram (@desencarcerabrasil):


"No dia 19 de agosto de 2022, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) esteve em reunião convocada pela Corregedoria dos Presídios da Comarca de Fortaleza, onde foram pontuadas pelas autoridades presentes mudanças necessárias para a regulamentação de visitas mais dignas no sistema prisional. A SAP saiu, pois, com o compromisso de, em 30 dias, fazer possíveis mudanças em uma nova portaria sobre as visitas. 30 dias se passaram e nada de novo foi apresentado, de modo que a parte mais interessada e mais marginalizada em todos os trâmites do Estado, familiares e pessoas presas, permanecem ignoradas e lidando com um órgão público que não adota a transparência como princípio básico.


Nesse intervalo de tempo o que ocorreu, entretanto, foi a suspensão de visitas em algumas unidades com a alegação de casos suspeitos de varíola do macaco, alegação essa que, através de nosso controle social nas visitas, constatamos a não procedência, sendo que internos(as) e egressos(as) relataram não haver nada fora do comum, e que os sintomas de doenças que já existem nas prisões por conta da insalubridade, estariam sendo usados como manobra para isolar as unidades e postergar as respostas necessárias sobre mudanças na portaria.


Estamos nos manifestando hoje, por não mais aceitar a falta de transparência e de compromisso da SAP, para exigir respostas sobre o compromisso assumido com a Corregedoria".

93 visualizações1 comentário
bottom of page